Com o inverno chegando, as tendências para o frio começam a aparecer em revistas, blogs, eventos e Instagram, mas algumas coisas já se destacam antes mesmo do verão acabar. Vocês já devem ter percebido como as botas dos mais diferentes estilos chegaram com tudo nessa temporada, e uma tendência fortíssima para 2015 é a Bota Over the Knee.

Também conhecida como bota Cuissard, a bota over the knee (que em português significa “bota acima do joelho”) é considerada um acessório sensual e provocante, mas usando da maneira certa, ela incrementa o look e pode ser super charmosa e elegante.

Muito usada no inverno europeu, a Bota Over The Knee (OTK) tem a vantagem de tampar mais a perna, fazendo toda a diferença em lugares de clima mais frio. E assim como as europeias, já faz tempo que as brasileiras começaram a perder o preconceito e a adicionar as OTK boots em seus looks. Quem acompanhou as ultimas semanas de moda pôde ver que elas reapareceram em peso nas ruas e no street style.

Bota Over the Knee, Street Style

É só começar a ver as fotos das fashionistas com uma peça diferente se destacando que já começamos a querer que ela venha direto pro nosso armário, não é mesmo? Pois em se tratando de botas over the knee, antes de sair correndo pra garantir a sua, vocês devem ficar atentas a algumas dicas.

Bota Over the Knee com vestidos ou saias

Vestidos e saias são as peças mais femininas do nosso guarda-roupa e para serem usados com as botas Over the Knee devem ser, preferencialmente, mais tampados ou mais soltos. Para usar no inverno, prefira tecidos mais quentes e grossos, um casacão estilo trench coat faz um bom complemento ao look, deixando super elegante. Para aquelas bem friorentas e que não aguentam deixar as pernocas de fora, o truque é colocar uma meia-calça bem grossa por baixo.

Bota Over the Knee, Trench Coat

Bota Over the Knee, Saia

Bota Over the Knee com short

A combinação com o short deixa o look mais casual e moderno e quebra um pouco da sensualidade do sapato, sendo uma ótima opção. Os shorts, assim como os vestidos e saias, não devem ser muito curtos e justos, de preferência mais soltinhos, e novamente para as mais friorentas, o truque é colocar uma meia-calça bem grossa por baixo.
No caso de você preferir shorts mais curtos, use com uma parte de cima mais tampada, um pouco mais ampla e sem decote. Os suéteres fazem uma boa combinação.

Bota Over the Knee, short

Bota Over the Knee com calça

Calças jeans ou leggings ficam lindas com botas de cano bem alto como as botas over the knee, e são as mais adequadas para o alto inverno, já que nos deixam bem mais confortáveis e sem passar frio. No caso das calças, como tampam tudo, elas podem ser bem justinhas, e dá pra fazer diversas combinações lindas com suéteres, blazers, casacos, trench coat.

Bota Over the Knee, Calça

Bota Over the knee para quem é mais alta

Quem tem altura de modelo de passarela tem muita facilidade para usar a bota over the knee, já que é o tipo de corpo em que a bota encaixa melhor. Nesse caso, vocês só devem prestar atenção para não “alongarem” ainda mais a silhueta e não exagerar no salto. Vale a ideia de usar shorts, saias e vestidos com parte da coxa aparecendo ou calças de cor diferente da bota, para dividir a silhueta e “achatar” um pouco o look.

Bota Over the Knee, Pessoas altas

Bota Over the knee para baixinhas

Para as baixinhas que estão aí pensando: “sou muito baixa pra usar este tipo de bota”, vocês estão enganadas. Quem é mais baixa deve tomar certos cuidados ao usar algumas peças para não “achatarem” a silhueta, mas isso não as proíbe de usar nada. Um bom exemplo é a fashionista russa Miroslava Duma (@miraduma), que com apenas 1,55m de altura, arrisca vários looks com a over the knee e faz muito sucesso por onde passa.

Bota Over the Knee, Mira Duma

A dica principal é usar a bota over the knee com salto e com calças ou leggings que sejam da mesma cor da bota, para deixarem a silhueta mais longilínea e alongada. Mas isso não quer dizer que a sua única opção de usar a bota é com calça, para usar com saia, vestido ou short, coloque uma meia-calça mais grossa por baixo e escolha uma peça que seja da mesma cor da bota, deixando tudo mais uniforme e monocromático. A impressão que dá é que a perna é mais comprida do que realmente é.

Bota Over the Knee, Baixinhas

Bota Over the knee para quem tem perna grossa

As mais gordinhas ou de coxas mais grossas também tem certas dificuldades para usar este tipo de bota e a melhor dica é sempre tentar criar uma linearidade, ou seja, prefira usar com calça ou meia-calça da mesma cor da bota e mais justas, de jeito que não divida a silhueta. A bota deve ser de um modelo em que a boca seja um pouco mais larga e não aperte a coxa. Uma ótima opção são os modelos abertos atrás do joelho e coxa, que servem para não atrapalhar na hora de dobrar a perna e super funcionam em pernas grossas.

Bota Over the Knee, Gordinhas, Perna grossa

Bota Over the knee para quem tem perna fina

Tem muita gente com pernas mais finas por aí e que também passam por várias dificuldades ao se vestir. No caso das botas over the knee, vocês devem optar por modelos que não fiquem largos demais na perna. Existem modelos da bota no mercado com elástico ou com amarrações que permitem que você ajuste à sua perna. Em casos de pernas finas, vocês devem usar roupas mais larguinhas deixando parte da coxa aparecendo para equilibrar.

Bota Over the Knee, Perna fina

Agora sim! Já pode correr pra comprar o seu modelo preferido. Vá até a loja vestindo um look que você usaria com a bota para ficar mais fácil escolher o modelo perfeito para o seu corpo.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

You may use these HTML tags and attributes:<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

1 thought on Como usar: Bota Over the Knee

  1. Renata

    Adorei as dicas!!! Estava doida para comprar uma bota desse estilo, mas fiquei com medo de não saber combiná-la! Agora já tenho uma idéia de como usar!! :)