Olá meninas!! Estou de volta com mais um episódio de Milão, dessa vez pra falar sobre a escola e as aulas que tive no Istituto Marangoni. (Esse post é um pouco mais longo, mas super importante para vocês que pensam em fazer um curso fora do Brasil)

O Istituto Marangoni é uma das escolas de moda mais famosas do mundo, atualmente com sede em Milão, Londres, Paris e Shanghai, tem cursos de moda e design que abrangem várias áreas. Os cursos podem ser preparatórios, de graduação, pós-graduação e cursos de férias com duração de 3 semanas, que foi o que eu fiz em Milão.

Milão, Italia

Porque Milão?

Na hora de fazer a inscrição fiquei super na dúvida de qual cidade escolher. Sou apaixonada por Londres e acredito que Paris deve ser uma cidade ótima pra ficar mais tempo, mas já conhecia as duas e pensei que seria uma boa oportunidade para conhecer um lugar novo. Shanghai, pra falar a verdade, eu nem levei em consideração, complicado demais né gente? E Milão, ah Milão é a cidade da moda, onde tudo acontece e, apesar de já ter visitado a Itália, conhecia apenas outras cidades e não Milão. Pronto, escolha feita!

Localização da escola

O Istituto Marangoni é separado por dois prédios, em um deles fica a escola de Moda e no outro a de Design. Os dois ficam próximos e os alunos podem parar na mesma estação de metrô, a San Babila, para ir para as duas escolas.
A escola de moda fica mais perto da praça do Duomo, dentro do Quadrilátero da Moda, onde estão as lojas das maiores marcas, e que é basicamente o centro de tudo. Perto da escola podemos encontrar também muitas lojas “fast fashions”. Era assistir a aula e passar o resto do dia andando por ali mesmo.

Istituto Marangoni Milão, Fachada, Salas

O Istituto Marangoni – Fashion

A escola de moda tem 6 andares, sendo que entre eles: salas de aula, salas de ateliê, salas de informática, biblioteca, lanchonete, salas da administração, estúdio fotográfico e salas onde ficam o acervo de roupas e acessórios da escola.
No primeiro dia de aula cada aluno recebe um cartão que deve ser utilizado para entrar e sair da escola. Tem dois sensores na entrada que devemos passar o código de barras do cartão, um deles na entrada e o outro na saída. É importante lembrar de passar o cartão sempre, porque quando não passa eles enviam um e-mail falando para não esquecer, porque isso é questão da regulamentação de segurança de incêndio. Assim, caso ocorra um incêndio eles conseguem saber exatamente quem está na escola.

A lanchonete de lá é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Não é bem uma lanchonete. É uma sala com mesas e uma varanda e dentro desta sala tem máquinas daquelas de colocar moedas e escolher o que você quer. Tinha máquina de café e chocolate quente e de comidas. Elas até que eram bem completas, mas só coisas mais artificiais e doces, impossível ser saudável comendo lá.

A escolha do curso

Bom gente, o Istituto Marangoni tem várias opções de cursos na área da moda e do design pra todo tipo de gosto. Eu sempre me interessei muito por moda, mas nunca tinha feito nenhum curso e também não tenho mais ânimo pra fazer uma graduação (5 anos já foram suficientes), então comecei a procurar cursos de especialização mesmo ou até mesmo cursos técnicos, que são mais curtos e vão direto ao assunto do meu interesse.

Olhei vários cursos em BH mesmo, que por sinal tem muitas opções, mas juntei a minha vontade eterna de morar e estudar fora (ainda quero ficar mais tempo) e comecei a olhar em outros países. Já tinha incluído nos meus favoritos o Istituto Marangoni, até que no começo deste ano assisti a uma palestra sobre ele e pronto! Foi o que eu precisava pra me decidir. Escolhi o Fashion Image & Styling, que era bem o que eu queria.

Istituto Marangoni Milão, Aulas

As aulas

As aulas são ministradas em italiano, mas havia uma tradutora para inglês e uma para português (ótimo, né?). Recebemos um fone de ouvido no primeiro dia e um pequeno rádio em todo começo de aula para escutar a tradução simultânea das aulas. No começo é bem difícil entender o italiano do professor, mas com o tempo você vai acostumando e dá pra entender muita coisa.

Eu havia feito a inscrição para o curso em inglês, porque não fiquei sabendo que tinha a opção do português, só descobri quando cheguei lá, e acabei mudando minha opção para o português. A tradutora do português não tinha muita experiência no assunto das aulas (era o primeiro trabalho dela nesse curso) e as vezes ficava um pouco perdida em alguns termos, então acabava que eu prestava atenção nela, mas no professor também, para conseguir entender tudo.
Em compensação algumas brasileiras optaram pela tradução em inglês e acharam a tradutora ótima, falaram que ela conhecia tanto as aulas que algumas vezes passava na frente do professor. Pra quem entende inglês é uma ótima opção também.

No total tivemos três semanas de aula, sendo que quase todos os dias eram de manhã e a tarde. Na maioria das vezes tinhamos 3 aulas por dia, mas na ultima semana esse número diminuiu um pouco para termos tempo de terminar o trabalho final do curso.

Istituto Marangoni Milão, Salas

Fashion Image & Styling

Este curso tem como foco a análise da imagem e o desenvolvimento do estilo e tivemos aulas de Imagem, Maquiagem e Cabelo, Cores, Personal Shopping, Fotografia, Relações Públicas de Celebridades e Design Digital. Fashion Image é a matéria principal do curso: de um total de 32 aulas, temos 17 de Fashion Image e nela aprendemos muitas coisas relacionadas a imagem e estilo como um todo.

Durante as aulas de Fashion Image aprendemos muito sobre a história da moda, passando por cada década, desde a Belle Époque, e terminando nos anos 1990. Vimos tudo sobre o que influenciou cada estilo de cada época, como a imagem era desenvolvida ano após ano, vestuários, atitudes, personalidades, inspirações e as relações de uma década com a outra.

Aprendemos também sobre cada item que é essencial ao nosso guarda-roupa, tudo que devemos ter e qual a sua importância na hora de nos vestir. Peças como a camisa branca ou o jeans que são básicos, mas que servem como complemento certeiro para vários looks que podem ser completamente diferentes.

Outro assunto muito importante das aulas de Fashion Imagem foi o “body shape”, em que aprendemos sobre os vários tipos de formatos de corpo, quais as suas características e quais as dicas de vestuário para cada tipo. O que fica bom, o que não fica, dicas de como usar cada peça de roupa ou acessório, como a bolsa, por exemplo, que cada modelo se adequa a um tipo diferente de corpo.

Tivemos aulas de Make Up and Hair Style, em que aprendemos dicas básicas de maquiagens e como identificar tendências de acordo com Fashion Weeks. Também tivemos uma aula sobre como identificar tendências no geral e aprendemos quais as tendências para a próxima estação.

Na aula de cores aprendemos o básico das cores, o que cada cor sugere quando usada no vestuário. Confesso que não foi uma aula muito produtiva, tivemos apenas uma aula, que por sinal foi bem chata e cansativa.

Aprendemos como funciona o Relações Públicas das Celebridades, como eles identificam a moda e o que aquela pessoa deve usar em determinado evento, como funciona o Marketing das celebridades.

Além disso tivemos algumas aulas com uma Personal Shopper que ensinou como é feito um trabalho de Personal, quais as estratégias que ela usa, como ela identifica o que o cliente precisa, como ajuda nas escolhas e como monta um projeto de combinações de acordo com o que a pessoa tem em seu guarda-roupa. Tivemos uma experiência prática em que aprendemos a ajudar um cliente a se vestir para uma determinada ocasião, como saber exatamente o que ele precisa, quanto ele pode gastar, quanto tempo ele tem e como ajudar na escolha de um look completo, de acordo com a necessidade do cliente, o gosto e, principalmente o conhecimento do próprio Personal.

Durante o curso tivemos que desenvolver um trabalho de photoshoot em que planejamos e executamos, em grupo, toda a produção do ensaio fotográfico (shooting). O trabalho começa a ser desenvolvido desde a primeira semana de aula em que já temos a primeira apresentação sobre o tema escolhido. Os professores dão algumas opções de temas e cada grupo escolhe um para desenvolver. O meu grupo escolheu como “macro tema” o Retrô, e dentro deste “macro tema” escolhemos um período na história da moda e investigamos todos os detalhes da época. Escolhemos os anos 40 como base e dentro dele, a pin up e o militarismo e ainda tivemos que esoolher um estilo para relacionarmos a esses dois temas, que foi o minimalismo. (Tudo muito técnico mas muiiitoo legal! Especialmente pra quem gosta de moda)

Istituto Marangoni, Milão, Shooting

Então desenvolvemos um trabalho de produção de moda englobando o cabelo, maquiagem e a atitude da pin up e unimos o militarismo e o minimalismo na escolha das roupas a serem utilizadas no shooting. A escola cedeu o acervo de roupas para utilizarmos, e também forneceu o fotógrafo, a maquiadora e uma modelo.
Explicamos para à maquiadora como deveria ser o cabelo e a maquiagem, à modelo como deveria fazer as poses e ao fotógrafo como planejamos a iluminação e o tipo de foto. No final nosso trabalho ficou ótimo, foi super elogiado e nós adoramos. Aprendemos sobre a produção de moda de um photoshoot e como funciona a montagem de todos os detalhes.

Bom meninas, o curso foi ótimo, apesar de ser curto (apenas 3 semanas) ele é bem completo e dá pra aprender e vivenciar muita coisa. Aliás, só de estar em uma cidade diferente, conviver com pessoas diferentes, ver coisas diferentes o tempo todo já é de grande importância. Estando em um país distinto a gente convive com culturas diferenciadas e conhecemos a maneira de viver a moda no lugar, isso faz com que a gente abra a cabeça pra muitas coisas novas. É um aprendizado incrível.

Se você tem vontade de fazer um curso assim, invista, porque vale muita a pena. Como eu disse, ainda pretendo fazer um curso maior, ficar mais tempo morando em outro país e tenho certeza que o Istituto Marangoni é a minha primeira opção, quem sabe não vou pra outra cidade da próxima vez?

O site do Istituto Marangoni é esse aqui www.istitutomarangoni.com.

Qualquer dúvida pode me perguntar também!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

You may use these HTML tags and attributes:<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

3 thoughts on Conhecendo o “Istituto Marangoni” – Milão

  1. shayne cristine

    ola boa noite!
    gostaria de saber quanto em media vc gastou com o curso e quanto gastou para comer e morar esse um mes quase la fora.
    e si eles dao certificado essas coisas

    • Rapha

      Boa noite Shayne!! Te mandei um e-mail com algumas informações sobre o curso, espero ter ajudado. Beijos