No verão passado fiz um post sobre ideias de looks pra quem, assim como eu, ia ter que aguentar o calor infernal do verão sem poder ir à praia. Acontece que esse ano o calor parece que dobrou em BH mas finalmente consegui mais dias de folga, então vou poder aproveitar o sol (Praia, meu amor, me aguarde que vou lhe usar! kkkk), e por isso resolvi fazer um post sobre looks moda praia para o verão 2016.

Depois de quase 2 anos sem ir à praia, faz tempo que não compro um biquíni, então, assim que decidi ir este ano, já comecei a procurar biquínis novos para comprar, mas descobri tanta coisa linda, que me deu um certo pânico. Vou ficar apenas 4 dias na praia, mas quero comprar um milhão de modelos!!

Quando chega essa época do ano as marcas brasileiras começam a encher suas lojas com coleções incríveis de moda praia. Desde o último verão e ao longo do ano apareceram muitas novidades lindíssimas em looks para usar na praia, e com estampas que estão cada vez mais bonitas. Modelos novos foram criados, modelos mais clássicos reapareceram e ganharam ainda mais força, e modelos inspirados em peças de roupa também surgiram como aposta para a moda praia.

Biquínis Ripple

Moda Praia 2016, Biquini ripple

Um modelo que já apareceu há algum tempo entre as celebridades e eu adoro são os biquínis ripple, também conhecidos como “empina-bumbum”, já que eles tem um elástico na vertical na parte de trás que deixa a calcinha com um efeito drapeado e franzido e dá a impressão de levantar o bumbum. O efeito do elástico faz com que a calcinha fique com um formato de coração, por isso é também chamado de “biquíni-coração”.

Moda Praia 2016, Biquini ripple

Moda Praia 2016, Biquini ripple

Eles costumam ter um leve babado em toda a borda, tanto da calcinha, quanto do sutiã e ficam super fofos. Então se você correu contra o tempo durante todo o ano e mesmo assim o bumbum não ficou em pé, ta aí um ótimo truque. O biquíni ripple dá uma sensação de que o bumbum é realmente maior do que é, e que está super em pé.

Por causa desse efeito “levanta bumbum”, o biquíni ripple é uma ótima opção pra quem tem bumbum pequeno ou pouco bumbum. Para quem tem um bumbum grande ele ajuda pois não fica apertando, então não marca as gordurinhas nas laterais. Mas vale observar se o UP do efeito não está deixando o bumbum grande e exagerado demais, nesses casos é melhor apostar em outro tipo de biquíni.

Maiô/Body

Moda Praia 2016, maio

O Maiô apareceu nos anos 20, criado pelo estilista francês Jean Patou e foi a peça que revolucionou a moda praia, abrindo as portas para, mais tarde, o aparecimento do biquíni. O maiô tinha a função de traje de banho de forma que não mostrasse muito o corpo (costume da época). Hoje em dia, com a criação de diversos modelos de maiô, ainda existem opções para quem tem vergonha de mostrar muito o corpo, mas cada vez mais essa função do maiô vai desaparecendo, e modelos super sensuais vão surgindo e conquistando as praias.

Moda Praia 2016, maio

O Maiô é geralmente feito de lycra e é uma peça que dá mais segurança pra quem está usando. Ele não é uma peça vista com frequência nas praias brasileiras, já que é grande e cobre muito o corpo, o que acaba deixando uma marca feia de sol. A reestilização da peça deu origem à versões mais sensuais e que mostram um pouco mais as curvas do corpo feminino, mas assim como a versão antiga, as novas também deixam marcas feias de sol e por isso devem ser usadas com cuidados, como o uso constante do protetor solar e proteções contra o sol.

Moda Praia 2016, Biquini

Moda Praia 2016, maio

A partir do maiô surgiu o Body, lá pelos anos 90 com a moda fitness e atualmente, com a popularização do maiô nas praias, ele se tornou queridinho em um consenso geral entre as mulheres. O body é preso na parte de baixo, geralmente com botões ou colchetes e é usado em looks do dia-a-dia. Com tantas variações de modelos e tecidos que já foram criados para a peça, hoje ele é usado até para ocasiões que pedem uma produção mais chique. O body conquistou as ruas e hoje em dia já existem modelos com tecidos bem sofisticados, estamparias, bordados, transparências e recortes.

Moda Praia 2016, Body

Hot Pants

Também com estilo bem retrô, trazido do século XX, o Hot Pant, antes criado para usar no dia-a-dia, também foi parar na moda praia. Antigamente se usava saias mais compridas, mas após a guerra e junto ao movimento hippie dos anos 70, a estilista Mary Quant criou a minissaia como forma de trazer mais liberdade para as mulheres na forma de se vestir, logo após apareceram os hot pants, também criação dela.

Moda Praia 2016, Biquini hot pants

Moda Praia 2016, Biquini hot pants

Os biquínis Hot Pant são aqueles com as calcinhas que parecem um short de cintura bem alta, que podem ser combinados com sutiãs comuns de biquínis ou com croppeds, também grandes, que formam quase um maiô dividido ao meio.

Moda Praia 2016, Biquini hot pants

Moda Praia 2016, Biquini hot pants

Eu gosto bastante deste modelo, acho bem retrô, mas não dá pra usar pra tomar sol, porque deixa uma marca desagradável. É legal para usar em uma ocasião em que o foco não é tomar sol, como uma festa na piscina, ou um passeio de barco. Como ele é grande, esconde mais e evita algum desconforto pra quem tem vergonha de ficar de biquíni na frente de outras pessoas, podendo ficar mais à vontade.

Top Cropped

Nas minhas pesquisas de biquínis para levar pra praia este final de ano, achei várias lojas vendendo Croppeds como complemento da calcinha comum de biquíni. O cropped tá na moda já faz um tempo e no começo, antes de se popularizar, muita gente tinha dificuldade em montar looks com ele. A barriga aparecendo não é algo muito usado e pode ser considerado vulgar, então pra usar o cropped tem que ser com um short, saia ou calça de cintura bem alta que deixe apenas uma pequena faixa da barriga destampada.

Com a dificuldade e o receio de usar a peça em um look que mostra demais, o cropped achou seu lugar nos trajes de praia, onde é super comum usar pouca roupa e principalmente a barriga de fora. O cropped  se adaptou à moda praia e dele surgiram diversas variações, com estampas lindas, manga de diversos tamanhos, decotes de diversos formatos e com sua facilidade de combinações, pode ser usado com os inúmeros modelos de calcinhas de biquíni, incluindo a própria hot pant.

Moda Praia 2016, Biquini cropped

Eu adorei a opção de usar cropped, mas ele também deixa uma marquinha indesejável de sol, então devemos ter cuidado na hora de usar para não ficar com a pele parecendo uma zebra. Assim como o maiô, o cropped é uma boa opção para quem gosta de fazer esportes aquáticos, como Surf, Stand Up Paddle e Wakeboard, são peças mais firmes e com maior mobilidade e não sofrem aquele probleminha de “mostrar o que não quer“, em situações de impacto com a água.

Moda Praia 2016, Biquini cropped

Moda Praia 2016, Biquini cropped

Biquínis Neon

Os biquínis neon surgiram no exterior, em criações de varias marcas gringas, mas rapidinho conquistaram o coração das brasileiras e começaram a aparecer nas coleções de marcas nacionais também.

Um deles é o biquínis neon feito em neoprene, material muito usado em roupas de mergulhadores e de surfistas. Originalmente criado pela marca Triangl, um modelo super em alta é o com sutiã em modelo meia-taça, ótimos pra quem tem muito peito, já que o formato ajuda a sustentar o peso e não deixa “sobrar” nada pra fora do biquíni. Mas também pode ser usado por quem tem pouco peito, já que o bojo e a armação de arame ajudam a dar volume e “empinam” os seios.

Moda Praia 2016, Biquini neon triangl

Outro modelo neon, que também fez e ainda faz sucesso aqui no Brasil é o feito de crochê, super colorido, desta vez com o sutiã mais parecido com o famoso “cortininha” (em formato de triângulo) e totalmente handmade, criado pela marca Kiini Swimwear. Este modelo se adaptou super bem ao Brasil, já que temos vários lugares experts nas criações com crochê. Com isso as lojas puderam se divertir criando várias combinações de cores (eles normalmente são feitos com mais de uma cor em uma só peça).

Moda Praia 2016, Biquini croche

Os biquínis neon realçam o bronzeado, então são ótimas opções pra quem não consegue ficar queimada com tanta facilidade e, por serem de origem gringa, tem a calcinha e as alças um pouco maiores do que as mais comuns no Brasil, o que deixa as mulheres mais confortáveis.

Outros

Além de todas novidades que apareceram nos últimos anos, outros modelos mais comuns se repetem a cada ano, como o modelo cortininha, o tomara-que-caia ou o tradicional maiô, por exemplo. O crochê também aparece não só em neon, mas em diversos modelos tanto de biquíni, quanto de maiô e cropped. Há também aqueles modelos que aparecem de acordo com a moda da época, são super usados, mas acabam não vingando, já que a moda muda muito rápido, como por exemplo os biquínis de franjas e babados.

Moda Praia 2016, Biquini

Moda Praia 2016, Biquini

Eu adorei a ideia do cropped e do biquíni ripple, achei os mais fofos, mas enquanto pesquisava as diversas opções, achei tanta coisa linda que já estava pirando! Meninas, encontrei muitas marcas pelo Instagram com estampas maravilhosas e com preços melhores do que na maioria das lojas que olhei no shopping. Algumas vendem pelo site e outras pelo Whats App mesmo, vale a pena dar uma fuçada por lá, pena que já está em cima da hora e muita coisa já esgotou nessa época, mas ainda dá pra achar muita coisa linda.

Algumas opções:

Moda Praia 2016, Biquini instagramFreesoul Beachwear / Naka Beach / Lette Beach Wear

Moda Praia 2016, Biquini instagramBe Free / Hype Beachwear / Cariocax

 

 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

You may use these HTML tags and attributes:<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>